Além de mais econômico, o piso de concreto armado é considerado mais vantajoso do que piso asfáltico ou em concreto simples. Essa solução surgiu da necessidade de mesclar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as características do aço. O resultado é um material que tem como vantagens poder assumir qualquer forma com rapidez e facilidade, além de proporcionar ao metal proteção contra a corrosão. Saiba mais!

Aplicação

Esse tipo de piso é ideal para ser aplicado em armazéns, quadras esportivas, estacionamentos, depósitos, pátios de carga e descarga, posto de gasolina, estradas, aeroportos, entre outros, que fazem parte de uma área considerável, em geral, e que necessite de resistência. Aliás, a união do concreto com a armadura de aço cria um componente resistente às tensões de compressão e tração devido às características dos dois materiais.

Vantagens

O piso de concreto armado apresenta grandes vantagens tanto técnicas quanto econômicas em relação aos tradicionais pisos em concreto simples ou asfáltico. É possível citar o controle de fissuramento, as placas com comprimento de até 30 metros, o reduzido número de juntas, maior planicidade e segurança, alta durabilidade, facilidade de rolamento, necessidade de pouca manutenção, menor espessura, menor custo global, menor distância de frenagem.

Vale ressaltar que os pisos não armados têm mais custos de execução e diversos tipos problemas durante a utilização. Algumas dificuldades habitualmente encontradas nos pisos não armados são o fissuramento sem controle, as placas de no máximo 5 metros e espessura 20% maior.

O piso de concreto armado pode ser de armadura dupla, para grandes cargas, ou de armadura simples, para combate à retração. Também pode ter a adição de fibras metálicas, que servem para substituir as armaduras convencionais em telas. O benefício principal dessas fibras metálicas está na facilidade de aplicação, pois elas dispensam a necessidade de execução de armação.

Por fim, o grande diferencial do piso de concreto armado é o fato de que a fibra de aço é o componente responsável pelo controle de fissura da placa de concreto. Isso ocorre porque a fibra de aço se deforma ao absorver os esforços oriundos da retração hidráulica do concreto, consequentemente diminuindo a ocorrência de fissuras no piso de concreto armado.

Se você tem interesse nesse material, entre em contato com a Supercon Concretoe tire suas dúvidas. Solicite um orçamento para a sua obra clicando aqui ou pelo e-mail contato@superconconcreto.com.br.

 

Fontes: AECweb e Pisolix | Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo