Chamado popularmente de concreto usinado, o concreto dosado em central (CDC) veio para atender as demandas de controle de qualidade do material, já que os seus insumos são dosados de forma a atender propriedades específicas como a resistência, por exemplo.

No concreto de central, brita, areia, cimento e aditivos são cuidadosamente misturados para se obter características necessárias para cada tipo de obra. O laboratório da central de concreto se responsabiliza por entregar o material como solicitado, e de testar suas propriedades após a entrega, garantindo a qualidade.

Diferente desse processo, o concreto virado em obra não tem exatidão na aplicação dos insumos, o que pode comprometer a segurança em determinados projetos. Além disso, é necessário um estoque maior de materiais na obra para fazer o concreto virado in loco, necessidade inexistente quando se trabalha com o concreto usinado, que chega à obra pronto para ser utilizado. Resultado: economia em espaço, insumos e mão de obra, além do ganho na velocidade da obra, possibilitando uma concretagem sem interrupções e com mais qualidade.

Então, vamos listar as vantagens do concreto usinado

  1. Maior controle de qualidade 
    Controlado pode um laboratório especializado, o CDC oferecerá mais segurança, por conter as propriedades necessárias para a obra contratada.
  2. Redução de custos na obra
    Além da menor necessidade de espaço de armazenamento para insumos , a obra que utiliza o concreto usinado precisa de menos mão de obra. Custos importantes no montante final.
  3. Velocidade
    Os caminhões betoneira tem capacidade de entregar grandes quantidades de concreto, por isso, a concretagem pode ser feita rapidamente, sem interrupções. Esse modelo de trabalho garante estruturas mais fortes.
  4. Respeito ao meio ambiente
    A formação do concreto de central permite um maior controle dos insumos, evitando o desperdício de elementos que são retirados do meio ambiente. Sendo assim, na medida que diminuímos as perdas e retiramos menos matéria-prima, garantimos a sustentabilidade com menos alterações ambientais.

Tipos de obras para o concreto usinado

Ao se planejar uma obra pequena, o concreto usinado é dispensado rapidamente, principalmente porque se pensa em alto custo. Porém, o CDC, por ser fabricado de acordo com a necessidade de cada obra, tem um maior custo-benefício se comparado a outros tipos de concreto. Além disso, o tempo que a produção do concreto virado na obra leva e a qualidade do resultado final não é levado em consideração nessa conta.
Por esses motivos, não há restrições para o uso do concreto usinado em construções civis. Ele traz a segurança e a qualidade que o principal componente da edificação precisa oferecer.

Fonte: http://bit.ly/2vPLO3n.