Assim como qualquer cômodo da sua casa, o jardim merece atenção especial. Muitas vezes, esse ambiente é deixado um pouco de lado, dando um aspecto de desleixo para o quintal. E você não quer passar essa impressão na sua casa, correto? O uso do concreto no jardim funciona muito bem, cria um efeito incrível, e acredite: é possível ir além das famosas floreiras! Separamos algumas inspirações para você incrementar o seu cantinho de uma maneira econômica e versátil, sem perder a elegância, é claro.

1. Móveis

concreto jardim

Foto: Reprodução/Bol

O concreto mostra que a versatilidade não tem limites mesmo quando falamos de decorar com materiais brutos. Foi-se o tempo em que o concreto aparecia apenas na vigas e pilares, agora vemos esse acabamento em pisos, paredes e na composição de móveis, bancadas e outros elementos decorativos. O importante quando se pensa em fazer móveis é atenção quanto a escolha do modelo e local de instalação, já que não se pode mudar de posição. Portanto, se você está decidido invista nesse material bonito e cheio de personalidade. É um mobiliário para a vida toda, de custo acessível e que exige pouca manutenção.

2. Escada

escada concreto jardim

Foto: Reprodução/Casaecia

A escada também pode fazer parte da decoração do jardim e ser um elemento diferenciado. É possível construir uma bela escada de concreto armado (união do concreto com a armadura de aço), com degraus suspensos. A da foto, por exemplo, recebeu acabamento de cimento queimado branco. De acordo com o espaço disponível para ser colocada a escada, o arquiteto ou o projetista fará o projeto técnico com as medidas específicas de cada degrau, para que ela se encaixe perfeitamente no ambiente desejado. Um problema comum: rachaduras e fendas ocorrem nas escadas de concreto. A umidade penetra através dela e pode danificar o material ao longo do tempo.

3. Floreira

floreira concreto

Foto: Reprodução/Arquitetandogera

Jardins verticais são ótimos para otimizar pequenos espaços no pátio, tão leves que podem ser instalados em qualquer parede. Os benefícios são, sem contar a beleza, a redução da poluição. Aqui, blocos de concreto de 20 x 40 cm, com nichos inclinados, funcionam como floreiras e recebem substrato orgânico e vegetação. A água escorre para uma caixa de brita sob o piso. Em jardins pequenos a rega pode ser manual. Já em jardins maiores é necessário instalar um sistema de irrigação automatizado.

4. Caminhos de jardim

caminho concreto jardim

Foto: Reprodução/Gardenlandscapeideias

Longe de serem apenas uma indicação de trajeto no chão, os caminhos de jardim vão além, pois são um convite ao contato com a natureza, conduzem a circulação no espaço, ajudam a preservar as plantas e a compor a estética do recanto verde da casa. Além de ser funcional, servindo como passagem, o caminho é parte integrante do todo. Ele atrai o olhar, transmite leveza, beleza e movimento a seus visitantes. Tome cuidado na hora de determinar a distâncias das passadas: se forem pequenas ou grandes demais podem ocasionar desconforto ou até mesmos acidentes.

5. Pergolado

pergolado concreto jardim

Foto: Reprodução / Revista Casa e Jardim

Os pergolados feitos de concreto pré-moldado, geralmente, anexados a estrutura da casa, são opções resistentes, que podem ser personalizadas, cobertas ou não. Além de filtrar a incidência direta do sol, embelezam o espaço. Quando for planejar o seu, lembre-se que quanto menor o espaçamento entre as vigas, mais proteção contra o sol.

6. Piscina

piscina concreto jardim

Foto: Reprodução/Revista Ar

Muita gente tem o sonho de ter uma piscina no quintal e o concreto armado pode ser um ótimo material para a construção de uma na sua casa. A vantagem do concreto armado é que a piscina pode ter diversos tamanhos e ser construída mesmo em terrenos com solos de baixa resistência, grandes desníveis e lençol freático. O concreto armado também apresenta maior vida útil, podendo ter durabilidade de até 40 anos, e aceita todo tipo de formato. A previsão para a construção de uma piscina de concreto armado é de 50 dias (uma piscina de alvenaria, por exemplo demora cerca de 30 dias para ficar pronta), mas claro que vai depender do tamanho escolhido para sua piscina. Outra desvantagem é o custo mais oneroso.

7. Piso

piso concreto jardim

Foto: Reprodução/Adriarq

O piso de concreto também pode aparecer no seu jardim, mas aqui sugerimos uma versão dele, em concreto permeável ou poroso. Entre as vantagens desse tipo de concreto estão a proteção do sistema de drenagem, possibilita a reutilização da água da chuva, atua como filtro, impedindo que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático e permite melhor aproveitamento de terrenos.

 

Fonte: Habitissimo – Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo