Tendência há algum tempo, o concreto aparente inserido na decoração veio para ficar, fazendo parte dos projetos de arquitetura que procuram destacar um estilo moderno e que buscam inspiração no estilo industrial e rústico. Assim como outras propostas que resgatam aspectos de etapas menos acabadas da construção, como o cimento queimado, é possível criar um ambiente cheio de personalidade.

Diferente do cimento queimado, que é um tipo de revestimento e, portanto, tem um acabamento mais meticuloso, o concreto aparente é uma técnica construtiva e faz parte, de fato, da obra. Assim, a possibilidade de que algumas imperfeições fiquem aparente é maior – ele deve ser pensado desde o começo da obra, para garantir o melhor efeito visual. De qualquer forma, essas características únicas servem para dar ainda mais personalidade ao ambiente, além de trazer um toque informal à decoração.

Para dar um bom acabamento à obra, é importante que a equipe responsável utilize as ferramentas certas, como a esmerilhadeira. Esse equipamento, conhecido principalmente pelo seu uso em estruturas metálicas e peças automotivas, pode ser usado no polimento do concreto aparente. O resultado é uma parede versátil e econômica, com manutenção simples e de longa durabilidade.

Estilo industrial

Uma das melhores maneiras de incluir o concreto aparente na casa é adotar sem medo o estilo de decoração industrial. Assim, inclua peças de metal, ferro e outros materiais que colaborem para o visual. Nesse estilo, as luzes têm um papel importante; assim, dê prioridade para as lâmpadas pendentes ou em trilhos, dando um charme extra ao cômodo.

Nesse tipo de decoração, invista em elementos pretos, madeira escura e acabamentos metálicos, que conversam bem com o tom cinza da parede de concreto.

Leve e sofisticado

Para quem prefere uma decoração mais leve, o concreto aparente pode ser o destaque do ambiente, combinando com móveis minimalistas, espelhos e madeira clara. Com características opostas ao estilo industrial, esse modelo de decoração ajuda a criar o efeito de amplitude no espaço – perfeito para quem busca sofisticação e contemporaneidade.

Alguns elementos, como plantas, porcelana e almofadas com estampas simples, ajudam a reforçar o aspecto leve. Itens cromados colaboram para finalizar a decoração. Nesse caso, dê preferência à luz natural, já que a luz artificial colabora para sobrecarregar o ambiente.

Ambiente moderno

Outra forma de utilizar essa tendência com muita personalidade é investir em diferentes cores e texturas, para complementar a decoração. Sem se voltar a um único estilo, como o industrial, mas mantendo a informalidade, a dica principal é não ter medo de ousar.

Aqui, dê prioridade para as cores, que podem aparecer de maneira monocromática, complementar, tom sobre tom, etc. Assim, o ambiente ganha vida e a parede cinza ajuda a equilibrar todos os elementos. Finalize com itens despojados, como móveis curvilíneos e lâmpadas de chão.

 

Fonte: Jornal Agora MS