Na hora de construir ou reformar, surgem dúvidas e recomendações de todos os lados. Para esclarecer algumas delas, veja nossa lista de mitos e verdades sobre esse universo.

1. Cores escuras diminuem o ambiente

MITO. Nem sempre cores escuras farão o ambiente parecer menor do que ele realmente é. O que influencia nesse aspecto é o equilíbrio da quantidade e do local da aplicação e não a cor. O desequilíbrio da composição é o que faz o cômodo ficar menor. Nesse caso, o ideal é que a escolha e a aplicação da cor que você deseja sejam feitas por profissionais.

2. Trincas e rachaduras podem ser solucionadas com reparos simples

MITO. É preciso ter muito cuidado, pois casos desse tipo podem se tratar de uma infiltração, aplicação de revestimento mal feita ou até um problema estrutural da construção. Se você notar alguma fissura na parede, o ideal é procurar um(a) arquiteto(a) ou engenheiro(a) para fazer uma análise.

Modern Living Room with TV

Foto: Reprodução/Internet

3. Quanto mais grossa a parede, mais resistente ela é

MITO. O que define a qualidade de uma parede é a densidade e o material. Seja ela feita de tijolo ou de gesso (drywall), o desempenho e resistência não terão influência em relação à espessura e sim a composição de cada parede.

4. Existem paredes que não podem ser derrubadas

VERDADE. Seu imóvel pode ser construído com estrutura de pilares e vigas; nesse caso, as paredes são apenas divisórias e podem ser demolidas com mais tranquilidade (você sempre deverá ficar atento para possíveis passagens de elétrica e hidráulica naquela parede). Ou pode ser formado por alvenaria estrutural, que significa que todas as paredes funcionam com estrutura, e nesse caso você não poderá nem pensar em demolir uma.

Young homeowners decorating their house

Foto: Reprodução/Internet

5. Pisos e revestimentos precisam ser comprados com sobra de 10% a 15%

VERDADE. Essa é uma prática bastante adotada para compensar possíveis contratempos como quebra e perda de material ou para utilização no rodapé. Esse percentual varia de acordo com o profissional e ajuda muito, já que se você precisar no futuro, pode não encontrar um piso ou revestimento do mesmo lote para vender.

Agora que já desvendamos alguns mitos e verdades, você pode seguir na sua obra com mais tranquilidade 😉

 

Fonte: Saint-Goubain | Edição: Loyce Policastro/Netshare Marketing Criativo